TFCA apoiará três novos projetos na Caatinga

Representantes de três projetos que serão apoiados por recursos do Tropical Forest Conservation Act (TFCA) participaram de encontros de capacitação no Funbio no final de 2016. Os projetos, que serão realizados na Caatinga, visam ao desenvolvimento de ações integradas para promoção e o suporte das cadeias de produtos e sociobiodiversidade na região da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A AGENDHA está entre as instituições proponentes dos projetos.

As propostas e os objetivos vão da distribuição e comercialização de dutos feitos com matérias-primas ao extrativismo de frutos como o araçá, o caju, o jenipapo, o licuri (o coquinho do Sertão), passando pelo fortalecimento de comunidade de quilombolas, pescadores e “vazanteiros” (ou barranqueiros) – termo como são conhecidos os que habitam as ilhas e os barrancos de rios. Os projetos acontecerão em Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e na Bahia.

Firmando em 2010, o acordo entre os governos do Brasil e dos EUA já destinou cerca de USD 20,8 milhões a 82 projetos nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O Funbio é o gestor do TFCA no Brasil.

Foto: Flávio Rodrigues/Funbio

Autor: ASCOM/FUNBIO