Produtos Sustentáveis da Sociobiodiversidade do Bioma Caatinga

Chamada de Projetos 06/2016 | Contrato Nº 129/2016

O projeto Produtos Sustentáveis da Sociobiodiversidade do Bioma Caatinga, terá a duração de 24 meses e tem como objetivo geral Assessorar e apoiar o fortalecimento de 7 Associações e 1 Cooperativa de Comunidades Tradicionais Quilombolas, Agroextrativistas e da Agricultura Familiar do Bioma Caatinga na Bacia do São Francisco, que desenvolvem atividades socioprodutivas e ecoeconômicas com Araçá, Caju, Jenipapo, Licuri, Mandacaru, Murici, Umbu e outras espécies, visando a conservação e a utilização socioambiental sustentável da sociobiodiversidade; a melhoria dos processos de gestão e governança de suas organizações socioprodutivas; a qualificação de suas cadeias produtivas; a ampliação e a consolidação do acesso aos mercados institucionais, diferenciados e privados; e a segurança e autonomia alimentar e nutricional das famílias participantes.

O seu desenvolvimento dar-se-á através de um conjunto de 6 metas, cujos respectivos resultados esperados, estão descritos a seguir:

  1. Construção coletiva e de forma corresponsabilizada do planejamento, do desenvolvimento, do monitoramento em processo e da avaliação das ações do projeto, com as 8 organizações socioprodutivas;
  2. Recuperação e/ou enriquecimento de áreas cercadas de quintais e roçados dos agroecossistemas familiares e/ou coletivos, das 8 organizações socioprodutivas, visando aumentar, a médio prazo e continuadamente, a oferta de matéria prima e de alimentos às famílias e seus criatórios;
  3. As 8 organizações socioprodutivas serão qualificadas para a gestão administrativa, financeira e econômica dos seus empreendimentos;
  4. Oferta, com qualidade e diversidade, de Produtos Sustentáveis da Sociobiodiversidade do Bioma Caatinga ao mercado institucional (PAA, PAA Compra Institucional, PNAE e PGPMBio), a mercados diferenciados e privados, pelas 8 organizações socioprodutivas;
  5. Criação de ambiente multiinstitucional da AGENDHA, organizações socioprodutivas e parceiros do Projeto, contendo estande de exposição e vendas (consumidores diretos); sala de informações, degustações e diálogos (chefes de cozinha, nutricionistas, merendeiras e outros); e escritório de atendimentos e negócios (gestores públicos e empresários), em 2 edições da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FEBAFES (2016 e 2017 ou 2017 e 2018); e
  6. Criação de catálogo digital para divulgação das organizações socioprodutivas e de seus produtos e serviços, através da utilização de ambientes virtuais (site e redes sociais da AGENDHA, das organizações socioprodutivas e de instituições parceiras) para comunicação com profissionais da área de gastronomia, alimentação e nutrição; hotelaria e turismo; design, ambientação e decoração; servidores das áreas de licitações e compras; gestores públicos; empresários e consumidor final.