Cartilha Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável do Licuri

Esta cartilha é destinada a agricultores familiares e povos tradicionais que desejam fazer o uso sustentável da palmeira licuri, assim como, proporcionar informações a estudantes, técnicos e instituições de pesquisa e assessoria.

Com este material esperamos difundir conhecimentos e orientar sobre as boas práticas para o extrativismo do licuri. Esta cartilha trata do manejo para a coleta das folhas e frutos (coquinhos) do licuri, e também dos cuidados com os ecossistemas e as plantas. As boas práticas de manejo são um conjunto de orientações que tem como objetivo padronizar os procedimentos para promover a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica da atividade.

As orientações para o manejo do licurizeiro representam uma síntese do conhecimento acumulado por extrativistas e pesquisadores visando garantir a manutenção do equilíbrio ambiental e a conservação da espécie, mas também contribuir para a melhoria da qualidade e do volume da produção e tornar a atividade mais segura para os extrativistas.

Aqui você também vai encontrar informações sobre o bioma Caatinga, o ciclo de vida do licurizeiro: como ele nasce, cresce e se reproduz; as características do ambiente em que vivem e o mercado para os produtos do licuri.

Este material é destinado ao uso prático dos extrativistas, líderes comunitários, técnicos das organizações produtivas e da rede de instituições públicas e privadas de assessoria.

Para baixar esta cartilha, clique aqui.