ATER SUSTENTABILIDADE

Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Promoção da Sustentabilidade das Unidades Produtivas Familiares do Estado da Bahia

Nº CP. BA. 0000025-15 | Chamada Pública ATER SDR/BAHIATER Nº 001/2015

O Projeto ATER Sustentabilidade tem a finalidade de assessorar famílias/agroecossitemas, distribuídas em 6 municípios do Território de Identidade Itaparica/BA: Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.

Entre os agroecossistemas estão agricultores e agricultoras familiares, povos indígenas, comunidades de fundo de pasto, pescadores artesanais, quilombolas, agroextrativistas e assentados da Reforma Agrária.

Os esforços do projeto são para incentivar e fortalecer os cultivos e criatórios agroecológicos ou em transição para este jeito de plantar e criar sustentavelmente, com base em relações socioambientais e de gênero.

Pretende-se assegurar, ainda que processualmente, a segurança alimentar e com os excedentes, os mercados diferenciados, institucionais e privados. Para tanto, o trabalho se efetiva em atividades individuais e coletivas, com diagnósticos e planejamento da unidade produtiva, visitas e oficinas de campo, intercâmbio entre as famílias agricultoras, capacitações, produção de materiais, fortalecimento das Organizações Socioprodutivas, bem como apoio para acesso às demais políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar.

É fundamental ficar em evidência que significativa parte das famílias atendidas são, prioritariamente, aquelas que a AGENDHA já desenvolve alguns trabalhos, dentre eles, o Projeto Mais Água (tecnologias sociais de captação e armazenamento de água – convivência com o Semiárido), como atividades que se complementam e contribuem decisivamente para a sustentabilidade no campo.