ATER PARA A QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO, FORTALECIMENTO E INSERÇÃO DE COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO PNAE E OUTROS MERCADOS – NUTRE ATER MAIS GESTÃO

Contrato nº 61/2012 – Lote 1 | Contrato nº 70/2012 – Lote 2 | SAF/MDA (2012 – 2016)

Este foi um projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER para qualificação da gestão, apoio ao fortalecimento e a inserção 61 cooperativas da agricultura familiar e PCTAFs no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e outros mercados, distribuídas entre os estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte (Lote 01) e Alagoas, Pernambuco e Sergipe (Lote 02), e envolvendo 9.426 cooperados/as.

A definição do DGRAV/SAF/MDA por estas regiões se justifica porque nas regiões metropolitanas e grandes cidades do Brasil é onde se encontra um dos principais desafios à inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado do PNAE. Como os recursos repassados para a alimentação escolar pelo PNAE/FNDE/MEC são proporcionais ao número de alunos matriculados na rede pública de ensino, parcela significativa deles concentra-se nessas populosas cidades. Dado o elevado grau de urbanização, no entanto, o número de agricultores familiares locais é significativamente menor. Assim, tais regiões apresentam a condição específica de, por um lado, dispor de um grande mercado institucional e, por outro, não possuir quantidade suficiente de agricultores familiares que possam atendê-los.